quinta-feira, 29 de março de 2012

Gabarito sobre Revolução Russa

1-      Até o começo do século XX, a Rússia era uma nação essencialmente rural. O país apresentava baixo desenvolvimento econômico comparado aos outros países europeus. Do ponto de vista político apresentava um sistema de monarquia absolutista, que exercia repressão sobre a população. A desigualdade social era grande e as condições de vida dos trabalhadores eram péssimas.  Gerando insatisfação e condições para o surgimento de movimentos de resistência ao regime em busca de mudanças econômicas, sociais e políticas.

2-      Dois fatores foram importantes no processo de industrialização russo: a ação do governo que investiu em ferrovias e a intervenção do capital estrangeiro por meio de empréstimos e investimentos diretos. Alem da mão de obra barata.

3-      Uma das tendências do POSDR era bolchevique, liderado por Lenin, essa facção  propunha a formação de uma aliança operário-camponesa para lutar pelo poder e implantar o socialismo. Outra tendência era dos mencheviques, mais moderados argumentavam que era preciso apoiar a burguesia, pois esta deveria liderar a luta contra o czarismo em uma revolução democrática e então organizar a classe operária para o socialismo.

4-      A insatisfação no país que já era grande aumentou após a derrota dos russos na guerra contra o Japão pela posse da Manchúria. Em 1905 mais de 200 mil pessoas foram as ruas protestar por melhores condições de vida e salários, que foi reprimida violentamente, mas os protestos se intensificaram e o Czar cedeu algumas exigências aos revolucionários como a conceção de poderes legislativo a DUMA(parlamento). A Russia se torna uma monarquia constitucional , mas o czar podia dissolver a duma a qualquer momento e matinha forte censura a imprensa.

5-      Os sovietes surgiram como conselho de trabalhadores democraticamente eleitos, com o objetivo de impulsionar as lutas sociais e políticas dos russos. Faziam parte desse conselho operários, camponeses, soldados e intelectuais. Organizavam greves, intermediavam negociações entre empregados e patrões, peublicavam jornais e em momentos críticos assumiam responsabilidades governamentais.

6-      A revolução de outubro foi uma insurreição armada que derrubou o governo provisório composto por representantes liberais e mencheviques e colocou no poder o partido bolchevique, que dizia agir em  nome dos sovietes, ocorreu em outubro de 1917 e deu início a um processo de transformação na sociedade russa.

7-      Internamente o novo governo estatizou fabricas, estradas de ferro e confiscou os bens da igreja. As grandes propriedades foram foram expropriadas e distribuídas aos camponeses. No plano externo, russos e alemães assinaram um tratado de paz em separado, o tratado Brest-Litovsky, que culminou na saída da Rússia da 1 GM.

8-      Os bolcheviques no poder originou uma guerra civil. As antigas classes dominantes formaram o chamado exercito branco com objetivo de expulsar os bolcheviques do poder e com o fim da 1 GM ganha reforço das tropas militares de potencias ocidentais. Sob a liderança de Trotsky os bolchevique organizaram o chamado exercito vermelho. A disputa pelo poder levou o país a uma sangrenta guerra que terminou em 1921, com a vitoria dos bolcheviques e deixou um saldo de 13 milhões de mortos, número superior ao da 1 GM.

9-      O partido comunista ou bolchevique tornou-se o único partido. O poder dos sovietes foi esvaziado e a população vui-se excluída dos órgãos de decisão. No lugar do socialismo surgiu uma sociedade burocratizada, controlada por uma elite de funcionários privilegiados. No topo dessa sociedade estava o partido comunista – comandado por Stalin- que controlava integralmente todos os órgãos do Estado.

Gabarito sobre Renascimento cultural e científico

1-  O humanismo foi a corrente de pensamento que afirmou a importância central do ser humano, considerado a obra suprema de Deus. Conhecida como antropocentrismo, essa concepção tinha inspiração no principio grego segundo o qual o homem é a medida de todas as coisas. Desse modo o interesse principal  era a atividade humana  nas mais diversas áreas e implicações. Assim, a individualidade tornou-se um aspecto importante, visto que cada ser humano poderia contribuir para transformar o mundo por intermédio de sua criatividade e inteligência, contrariando o teocentrismo.

2-  O Renascimento se originou das transformações sociais e econômicas da Europa no século XI, especialmente nas cidades italianas, onde o comercio prosperou rapidamente, concentrando riquezas e fortalecendo a classe social dos mercadores. Tais mudanças colocaram em xeque o pensamento medieval e as formas de organização do conhecimento. A expansão do comercio exigia novas mudanças e especialistas.

3-  O racionalismo contribuiu para as diversas áreas do saber ao valorizar os estudos das atividades humanas e a experimentação como fonte de conhecimento. Diante disso houve avanços no campo da gramática, matemática, história, medicina, astronomia arquitetura e artes. O racionalismo estimulou um retorno ao conhecimento e as artes produzidas na antiguidade  clássica, que se tornou referencia  para pintores, escultores, engenheiros e escritores ligados ao Renascimento. Também se preocupavam com a beleza e a estética.

4- Maquiavel analisou em O príncipe as formas pelas quais os líderes exerciam e se mantinham no poder em sua época e em períodos anteriores. Para ele um soberano não deveria se dter diante de nenhum obstáculo para conservar o poder do Estado. Mesmo que isso representasse o uso da força e da violência contra seus adversários, essa visão contrariava os pensadores medievais, que se preocupavam com a descrição de um governo ideal, sem levar em conta as regras de funcionamento da atividade política.

5-  Na Grécia antiga, o astrônomo Aristarco de Samos chegou a propor que a terra gravitava em torno do sol. Durante a idade média, porém prevalaceu a teoria geocêntrica de Claudio Ptolomeu. Assim, o heliocentrismo só se afirmou na idade moderna, com base nas pesquisas desenvolvidas pelo astrônomo polonês Nicolau Copernico , que afirmou que a terra girava em torno do sol. Suas idéias foram retomadas posteriormente, por outros cientistas perseguidos pela inquisição.

6- O desenvolvimento da perspectiva foi precedido no Renascimento pelas obras de Giotto di Bondone, o artista procurou retratar de uma forma realista pessoas, animais e objetos, introduzindo noções de profundidade, posteriormente Brunelleschi criou o conceito de perspectiva exata.

7- Ao patrocinar as artes durante o Renascimento, os mecenas procuravam sobretudo impor-se socialmente perante a nobreza e o clero. Assim grandes famílias de mercadores e banqueiros passaram a exibir obras de arte em seus palacetes e a custear o trabalho de pintores, escultores e arquitetos.